13 março 2007

Ponderações Metafísicas de Steve Martin

Se me perguntar o que veio primeiro, a questão ou a crença, eu diria que a crença precedeu a questão. A questão não leva à crença; a questão leva à descrença. Por outro lado, a crença existe em quase todas as culturas humanas, se bem que às vezes a gente encontra uns povos que rezam para bonecos feitos de esterco. A crença não surge tão naturalmente em animais – o que faz de mim, um cavalo, um perfeito moderador objetivo.

Trecho da excelente crônica de Steve Martin disponível no saite da Revista Piauí, onde o humorista destrincha com seu costumeiro humor sarcástico e ácido a pergunta que vez ou outra todos nos pegamos fazendo: Deus existe? E isso numa digressão hilária de Toby, o cavalo falante.

Não espere uma resposta objetiva ou mesmo satisfatória. Espere sim se ver pensando a respeito. Ou deixando de pensar tanto. É uma crônica que instiga perguntas, como todo bom texto deveria fazer. Inteligentíssimo sem abrir mão do humor e da crítica.

Eu?

Bom, nunca escondi de ninguém minha total e completa descrença numa entidade superior que de algum modo manipularia tudo e todos como se estivesse jogando um gigantesco MMORPG* terreno. Mas gosto da discussão metafísica que tal criatura hipotética proporciona.

Além de ser uma excelente desculpa para adiar a saideira no bar.

E você, o que acha?


* Massive Multiplayer Online Role Playing Game, também conhecido como Nerdolândia.

Nenhum comentário: